domingo, 1 de abril de 2012

Vamos inserir as matérias de acordo com esse cronograma

BIMESTRE I


CONTEÚDO

I. LINGUAGEM

 1. Linguagem verbal e não- verbal

2. Elementos da comunicação

3. Níveis de linguagem

4. Funções da comunicação.

5. Conotação e denotação.

6. Figuras de linguagem

7. História da Formação da Língua Portuguesa

II. FONOLOGIA

1.Letras e fonemas

2.Grupos fonéticos

III.ORTOGRAFIA

IV.ACENTUAÇÃO

COMPETÊNCIAS

1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de: organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.

2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.

4. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.

5. Analisar os recursos expressivos da linguagem estilística.

6. Compreender a construção das regras ortográficas e do sistema de notação gráfica e seu uso social.

HABILIDADES

1.Relacionar informações verbais e não-verbais implícitas ou explícitas no texto.

2.Reconhecer os sentidos produzidos por aspectos não-verbais do texto.

3.Identificar os elementos da comunicação.

4. Reconhecer o emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem.

5.Identificar as variantes lingüísticas e suas marcas representativas.

6.Empregar adequadamente as palavras quanto ao nível de (in)formalidade do texto.

7.Reconhecer o emprego adequado de relações sintáticas (regência, concordância, colocação pronominal), considerando os diferentes níveis de linguagem.

8. Identificar a função da linguagem predominante em textos e/ou fragmentos de textos.

9. Identificar recursos gramaticais que sinalizam cada função da linguagem.

10.Explicar o sentido denotativo/conotativo de dados no texto.

11.Empregar adequadamente as palavras, segundo o valor semântico que expressam no texto.

12. Identificar figuras de linguagem, explicitando o seu sentido.

13.Relacionar recursos de escrita (ortografia, acentuação) com propósitos do texto.

14.Grafar corretamente as palavras da língua portuguesa.

15.Acentuar adequadamente as palavras da língua portuguesa.

BIMESTRE II


CONTEÚDO

I. MORFOLOGIA

1.Estrutura de palavras

2.Formação de palavras

3.Classes gramaticais I
•Verbo
•Substantivo
•Artigo
•Adjetivo
•Pronome
•Numeral

II. RELAÇÃO MORFOSSINTÁTICA

1.Oração

2.Frase

3.Período

4.Termos da oração (noções)

COMPETÊNCIAS

1. Identificar a linguagem como expediente dos relacionamentos humanos.

2. Conhecer e empregar os morfemas gramaticais da língua portuguesa como mecanismo de produtividade do discurso.

3. Compreender os mecanismos sintáticos de construção da oração, do período e do texto, não só na produção como na recepção de textos.

HABILIDADES

1. Identificar as palavras quanto à classe morfológica em diferentes estruturas sintáticas.

2.Verificar por meio de questões propostas o papel das classes de palavras na construção do sentido do texto.

3.Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.

4.Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.

5.Identificar/explicitar mudanças de sentido ocasionadas pela inversão da ordem das palavras no enunciado.

6.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.

7.Identificar efeitos comunicativos (realce do sujeito ou do objeto da voz ativa, ocultamento do sujeito da voz ativa) ocasionados por enunciados expressos na voz ativa ou passiva.

8.Identificar enunciados fragmentados em função das intenções comunicativas.

9.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe do português.

BIMESTRE III


CONTEÚDO

I. MORFOLOGIA:
1.Classes gramaticais II
▪ Advérbio
▪ Preposição
▪ Conjunção
▪ Interjeição

II. EMPREGO DAS CLASSES GRAMATICAIS

2.Coesão
3.Coerência

III. Relações sintáticas de regência nominal, de concordância nominal e de colocação pronominal

COMPETÊNCIAS

1. Compreender que o relacionamento virtual, estabelecido por meio da linguagem, é produto do mundo técnico-científico e globalizado e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as manifestações que este recurso estabelece no conhecimento e na vida social.

2. Identificar relações entre idéias no texto e os recursos coesivos usados em função dessas relações.

3. Analisar e justificar os efeitos de sentido de uma concordância, de uma regência e/ou de uma colocação pronominal no texto.

HABILIDADES

1. Identificar as palavras quanto à classe morfológica em diferentes estruturas sintáticas.

2. Verificar por meio de questões propostas o papel das classes de palavras na construção do sentido do texto.

3. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.

4. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.

5. Identificar recursos que estabelecem a coesão no texto.

6. Justificar as escolhas lexicais à luz tanto da coesão textual, como da modalidade da língua, como da variante lingüística, como ainda das intenções do autor.

7.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.

8.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de regência nominal, de concordância nominal e de colocação pronominal.

BIMESTRE IV


CONTEÚDO

I.Relações morfossintáticas/Relações sintático-semânticas/Fenômenos semântico-pragmáticos

1.Ambiguidade
2.Homonímia
3.Paronímia
4.Antonímia
5.Sinonímia
6.Hiponímia/Hiperonímia

II.Relações de regência verbal, concordância verbal e colocação pronominal

COMPETÊNCIAS

1. Compreender que o relacionamento virtual, estabelecido por meio da linguagem, é produto do mundo técnico-científico e globalizado e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as manifestações que este recurso estabelece no conhecimento e na vida social.

2. Identificar relações entre idéias no texto e os recursos coesivos usados em função dessas relações.

3. Analisar e justificar os efeitos de sentido de uma concordância, de uma regência e/ou de uma colocação pronominal no texto.

HABILIDADES

1. Identificar as palavras quanto à classe morfológica em diferentes estruturas sintáticas.

2. Verificar por meio de questões propostas o papel das classes de palavras na construção do sentido do texto.

3. Analisar, do ponto de vista semântico-discursivo, certos aspectos que envolvem as classes gramaticais.

4. Proceder a escolhas lexicais adequadas à proposta de textos.

5. Identificar recursos que estabelecem a coesão no texto.

6. Justificar as escolhas lexicais à luz tanto da coesão textual, como da modalidade da língua, como da variante lingüística, como ainda das intenções do autor.

7.Reconhecer enunciados estruturados segundo a norma culta.

8.Estruturar sintagmas oracionais segundo a sintaxe de regência nominal, de concordância nominal e de colocação pronominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário